Transport é um jogo muito intrigante. Sua caixa impressa predominantemente em amarelo e vermelho chamam de longe a atenção. É pesada e resistente, com bastantes imagens e textos convidativos. O tema de transporte e logística é algo novo no mercado nacional, o que deixa o jogo ainda mais interessante. Outra coisa que chama a atenção é o tabuleiro, de boa impressão, material resistente, qualidade superior aos últimos lançamentos encontrados no mercado. O suporte plástico para acondicionamento das peças na caixa também vale a pena ser citado.
Segundo alguns relatos, a primeira edição vem com o suporte um pouco baixo, fazendo com que as notas de dinheiro sejam amassadas pelo tabuleiro.
O manual, apesar de bonito (para padrões atuais) e bem diagramado, não é o suficiente para tirar todas as dúvidas sobre o jogo. A caixa analisada já continha uma FAQ que dirimia a maioria das dúvidas, que também pode ser baixada no site do fabricante. As nots de dinheiro deixam a desejar, impressas de um só lado em papel colorido dão a impressão que são quase transparentes de tão finas, impossibilitando qualquer partida próxima a um ventilador ligado ou a uma janela aberta.
Os peões e o dado são comuns, muito parecidos com os encontrados em outros jogos do mesmo fabricante.
O resto do material é baseado em cartas, que tem sua vida útil comprometida por não terem cantos arredondados, serem feitas em papel de baixa qualidade e sem acabamento final em verniz ou plastificação.
O jogador recebe um objetivo no início do jogo, o qual mantém em segredo dos demais jogadores. Invariavelmente ele solicita que um número determinado de encomendas sejam transportadas em continentes específicos além do acúmulo de pelo menos $ 360.000.
Cada jogador na sua vez rola um dado, movimentando seu peão pelo tabuleiro. Os caminhos são muitos e parte da estratégia está em qual caminho seguir visando completar o seu objetivo final. As casas do tabuleiro apresentam dezenas de armadilhas, que vão desde o atraso na entrega até o roubo ou seqüestro da sua carga.
Quando passa por um país, uma carta é comprada, trazendo três produtos para serem transportados. Cada produto tem um valor específico, sendo a primeira decisão estratégica a ser tomada na execução de suas tarefas. Além disso, deve-se optar por três maneiras diferentes de realizar o transporte (modal), o que aumenta o nível estratégico do jogo. Pode-se ainda optar pelo pagamento do seguro, diminuindo o lucro final do transporte, mas dando maior segurança as mercadorias que estão em sua responsabilidade.
O jogo possibilita a capitalização por meio de empréstimos, permitindo aos jogadores permanecerem competitivos mesmo com capital de giro baixo. Porém, como na vida real, aqueles que não cumprem suas obrigações com seus credores são punidos de forma severa e rápida. A interação entre os jogadores, seja competitiva ou cooperativamente é praticamente nula, sendo mais uma disputa para quem tem a melhor estratégia com presença marcante do fator sorte.
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Um dia eu quero pegar e refazer as regras e criar um novo jogo aproveitando os componentes. Foi o pior jogo que já comprei na minha vida EVER
ResponderExcluirPor favor , preciso saber das regras do jogo não consegui identificar ,estou usando como trabalho de logística e preciso saber da resposta urgentemente , grata !!
ResponderExcluirvc ainda tem o jogo Rogério?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirheim?
ResponderExcluirOlá tudo bem?
ResponderExcluirVocê pode me enviar as instruções do jogo?
Olá se conseguiu as instruções poderia me enviar
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