terça-feira, 1 de novembro de 2011

Fórmula D

Designer: Laurent Lavaur e Eric Randall
Artista: Nicolas Caniaux, Stéphane Poinsot e Arnaud Simon-Laforet
Fabricante: Asmodee
Ano Publicado: 2008
Número de jogadores:
2-10

Tempo de jogo:
60 minutos


Fórmula D é um jogo de corrida onde o objetivo obviamente é vencer a corrida. Jogamos sábado a tarde na agência Echo Propaganda uma corrida de Fórmula D, os "pilotos" foram: Diego, Camila, André, Dentinho, Pedro, Isa do Pedro e Luiggi. O jogo vem com duas pistas, nós jogamos
na pista de Monaco.


O setup do jogo é bem rápido, cerca de cinco minutos você está pronto para jogar. Cada jogador recebe uma pequena caixa e uma cartela como essa ao lado, nessa cartela contem suas marchas e suas respectivas "velocidades" e ao lado contem os danos que seu carro leva durante a corrida, que explicaremos mais adiante. Quando cada jogador tiver sua cartela pronta, e escolherem seus carros, todos tiram um dado D20. Quem tirar o maior número é o primeiro, o segundo maior numero é segundo e assim por diante.

Decididas as posições de cada um, todos colocam seus respectivos carros em sua posição na largada e começam a correr! O jogo consegue "traduzir" bem a mecânica de uma corrida. Quem está em primeiro joga o dado primeiro. A primeira marcha como está na cartela, é um dado de 4 faces que tem os números 1 e 2. Então na largada os pilotos só poderam andar 2 casas. Após todos andarem suas casas, quem estiver em primeiro joga o dado novamente. A cada rodada, o jogador pode trocar de marcha, a segunda marcha é de um dado que contem o número 2 a 4 . Então todos tiram os dados em ordem que estiver na pista e avançam suas casas.
A cada rodada os jogadores podem subir suas marchas para poderem avançar mais casas de uma vez só. As marchas são:

1a: 1-2
2a:2-4

3a:4-8
4a:7-12

5a:11-20

6a:21-30

O jogo tenta simular uma corrida de verdade e na minha opinião ele consegue muito bem. A cada rodada você pode subir sua marcha ou diminuir. Você não pode subir mais qu e uma marcha de uma vez só, e se você quiser diminuir a marcha por exemplo da 5a para a 2a, o seu carro leva um pouco de dano. Os danos no carro podem ser do jeito mais simples, que o seu carro tem 18 pontos de "vida" e a cada dano que ele vai levando vai descontando na vida, ou pode ser de um jeito mais complexo, onde o dano é dividido para pneus, freios, motor, amortecedor etc. Alguns jeitos do seu carro levar dano: Voltando mais que uma marcha (é preciso tirar um dado D20 para testar se leva dano ou não), colisão (Quando você para seu carro do lado de algum carro de outro jogador, os dois tiram um dado D20, caso caia u m numero entre 1-4 você leva 1 de dano), quando você passa direto em uma curva sem parar nela quantas vezes for preciso (cada curva tem um número de vezes que é preciso parar)


As curvas tentam simular uma corrida de verdade. Por exemplo: Na primeira curva que mostra na imagem acima, você poderia simplesmente estar na 5a marcha e tirar um 20 e passar direto nela. Mas em uma corrida de verdade você não consegue estar em uma velocidade muito alta e fazer uma curva. Seu carro ou passa reto pela curva ou derrapa... E é nisso que você vai levar dano. A cada casa a mais que você passar da curva sem parar nela, você leva um de dano. Cada curva no jogo tem seus respectivos números de vezes que você precisa p
arar, esse número está bem grande ao lado da curva. Na foto acima você ve que tem o número 1 na primeira curva, então todos precisam parar pelo menos uma vez naquela curva. A curva de baixo, que acaba formando um S, você precisa parar 3 vezes! E isso deixa o jogo mais realista e dinâmico, os jogadores precisam diminuir a marcha para fazer a curva, mas é claro que algumas vezes você prefere passar reto nela e levar alguns pontos de dano para chegar mais perto do primeiro colocado.


Nós jogamos de um jeito mais simples. Não utilizamos a cartela com os danos mais complexos, não usamos clima, e tambem não usamos cartela dos pilotos, que são algumas cartelas onde cada piloto possui suas próprias caracteristicas que afetam o jogo. O jogo é bem fácil de aprender, é divertido e da pra jogar em até 10 pessoas, o que se torna um board game muito bom para seu grupo de amigos. Na nossa corrida o Pedro ganhou, André ficou em segundo, eu em terceiro, camila em quarto e dentinho em quinto. A Isabela perdeu o controle do carro na ultima curva e capotou e o Luiggi precisou se retirar da corrida, mas não antes de bater no carro do André e fazer ele levar 1 de dano.

Achei bem legal essa foto, é uma pista que não tem no jogo e nem em suas expansões (creio eu) e que a pessoa resolveu criar um mapa com vários elementos 3D, como em uma maquete. Ficou muito bom!




4 comentários:

  1. poxxa que legal velho, parabens ae pelo post, estreiou com chave d eouro uhuahuahuahhua

    aguardamos mais reviews seus ae

    abraços

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  2. joguei o jogo e achei muito loko...

    vi em outros jogos tbm essas versoes 3d
    acho muito loko heim , acho q um dia vou fazer uma pista dessas ae (certeza)

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  3. A gente tinha que criar vergonha na cara e comprar um desses para o clube: http://www.boardgamegeek.com/boardgame/150/pitchcar

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  4. olá infelizmente não achei esse jogo para comprar então decidi fazer uma réplica dele pra mim, gostaria de saber se alguém poderia me passar as medidas da ficha de personagens , caixa de instrumentos, pistas do jogo para eu acertar na escala por favor?

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